Questões conceituais de um professor sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i4.932Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem de Matemática, Saber Matemático, Fazer Matemático, Prática Pedagógica.Resumo
Diante das transformações tecnológicas do mundo contemporâneo, inúmeras pesquisas na área de educação matemática são desenvolvidas no intuito de apresentar novas técnicas e métodos que sejam eficazes no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. Este artigo objetivou apresentar sugestões e questionamentos retirados de diversos trabalhos, de minha autoria, publicados em revistas especializadas em educação cujo tema central está relacionado com o ato de ensinar e o ato de aprender matemática, vinculado ao saber matemático e o fazer matemático na educação básica. Metodologicamente, o trabalho é de cunho teórico composto de uma pesquisa bibliográfica, pois sua composição foi gerada a partir dos trabalhos publicados. Os resultados desta pesquisa são extremamente importantes para melhorar o processo de ensinar e aprender matemática na educação básica. Diante disto, espera-se que este trabalho possa contribuir e auxiliar educadores e pesquisadores, na área de educação matemática, no intuito de fortalecer o processo de ensino e aprendizagem de matemática.
Downloads
Referências
D’Ambrosio, B. S. (1989). Como ensinar matemática hoje. Temas e debates, 2(2), 15-19.
D’Ambrosio, U. (2012). Educação matemática: Da teoria à prática. 23º Ed. Campinas: Papirus.
Fernandes, E. (1997). O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula. Análise Psicológica, 15(4), 563-572.
Martinho, Maria H.; Ponte, João Pedro da (2005). A comunicação na sala de aula de matemática: Um campo de desenvolvimento profissional do professor.
Pais, Luiz Carlos (2002). Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 2º Ed. Belo horizonte: Autêntica.
Paula, Samantha C. R de, et.al. (2016). Educação matemática e tecnologia: articulando práticas geométricas. Curitiba: Appris.
Pontes, E. A. S. (2013). HIPERMAT–Hipertexto Matemático: Uma ferramenta no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica. Psicologia & Saberes, 2(2).
Pontes, E. A. S., Pontes, E. G. S., da Silva, R. C. G., & Junior, V. Q. (2016). O SABER E O FAZER MATEMÁTICO: UM DUETO ENTRE A TEORIA ABSTRATA E A PRÁTICA CONCRETA DE MATEMÁTICA. Psicologia & Saberes, 5(6), 23-31.
Pontes, E. A. S. (2017). Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico. Diversitas Journal, 2(1), 160-170.
Pontes, E. A. S., Pontes, T. A., da Silva, L. M., de Miranda, J. R., dos Santos, J. F., & de Amorim, I. A. (2017). Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração. Diversitas Journal, 2(3), 469-476.
Pontes, E. A. S., de Miranda, J. R., dos Santos, J. F., de Amorim, I. A., & da Silva, M. F. (2018). MATEMÁTICA PARA TODOS: UMA AÇÃO EXTENSIONISTA VISANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E INTELECTUAL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Psicologia & Saberes, 6(7), 20-28.
Pontes, E. A. S., Pontes, E. G. S., da Silva, R. C. G., & da Silva, L. M. (2018). Abordagens Imprescindíveis no Ensino Contextualizado de Matemática nas Séries Iniciais da Educação Básica. RACE-Revista da Administração, 1, 3-15.
Pontes, E. A. S. (2018). O ATO DE ENSINAR DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Ensaios Pedagógicos, 2(2), 109-115.
PONTES, E. A. S. (2018). The Teaching Practice of the Mathematics Teacher in Basic Education: A Vision in the Brazilian School. International Journal of Humanities and Social Science Invention (IJHSSI), 7(6), 86-89.
Pontes, E. A. S. (2018). A ARTE DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM SINCRONISMO IDEAL ENTRE PROFESSOR E ALUNO. Revista Psicologia & Saberes, 7(8), 163-173.
Pontes, E. A. S. (2018). ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA. REVISTA EIXO, 7(3), 227-237.
Pontes, E. A. S. (2018). INDAGAÇÕES DE UM PROFESSOR-PESQUISADOR SOBRE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. RACE-Revista da Administração, 2, 11-20.
Pontes, E. A. S. (2018). O MODELO BINOMIAL E SUAS APLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. Revista Uniabeu, 11(29), 288-302.
Pontes, E. A. S. (2018). Modelo de ensino e aprendizagem de matemática baseado em resolução de problemas através de uma situação-problema. Revista Sítio Novo, 2(2), 44-56.
Pontes, E. A. S., Pontes, E. G. S., de Miranda, J. R., dos Santos, J. F., & Guarino, A. L. (2018). O estudo do comportamento da sucessão de Fibonacci através de diversas linhas de tendência associadas as suas respectivas equações matemáticas de regressão. Diversitas Journal, 3(3), 771-779.
Serrazina, M. D. L. M. (2012). Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores. Revista Eletrônica de Educação, 6(1), 266-283.
Zorzan, A. S. L. (2007). Ensino-Aprendizagem: Algumas tendências na educação matemática. Revista de Ciências Humanas, 8(10), 77-94.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.