Os sentidos e significados das práticas pedagógicas no uso da música e da dança na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v12i2.34458

Palavras-chave:

Música e dança infantis, Educação infantil, Musicalização.

Resumo

O artigo, que é resultado de uma pesquisa realizada em 2020, junto a uma escola de educação infantil, situada no município de Parnaíba (PI), tem como objetivo apresentar uma análise acerca dos sentidos e significados das práticas pedagógicas, desenvolvidas por educadores, que trabalham com a música e a dança na escola de educação infantil. O estudo qualitativo, usou uma abordagem metodológica do tipo etnográfico. O trabalho situa-se no contexto das investigações acerca da educação infantil, com destaque para um tema que está ligado ao eixo temático da cultura, linguagem e interação social. As conclusões das análises apontam para a existência de concepções e práticas que focalizam a música e a dança apenas como instrumento de relaxamento, forma de entretenimento, “quebra gelo” e artifício e não como dispositivos centrais e estratégicos no desenvolvimento integral da criança.

Biografia do Autor

  • Jéssica Maria dos Santos Silva, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba

  • Pedro Antonio Santos do Nascimento, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

    Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba

  • Osmar Rufino Braga, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

    Educador Popular, Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. É professor efetivo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). É membro do Grupo de Pesquisa Diálogos e Reflexões em Educação, vinculado ao CNPq. O trabalho de doutorado, ancorado na Pesquisa-ação, discutiu sobre autobiografização e formação de jovens na periferia, utilizando um dispositivo de pesquisa próprio, apresentando um método inovador de trabalho com as juventudes. Tem experiência na área da educação, juventudes, planejamento, monitoramento e avaliação de programas sociais em ONGs. Tem atuado com os seguintes temas: formação sociopolítica de adultos, adolescentes e jovens; semiárido e educação do campo.Foi professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), e do Instituto Cristão de Estudos Contemporâneos (ICEC).

Referências

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.

Brasil. (1998). Referencial Cultural Nacional para a Educação Infantil, Brasília: Mec.

Brasil. (1997). Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (1º ao 4º ano): arte. Brasília, DF

Brasil. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais (5º ao 8º ano): arte. Brasília, DF.

Brasil. (1997). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Brasília: MEC/SER.

Brasil. (2006). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília. Distrito Federal. Volume 1.

Brito, T. A. de (2003). Música na educação infantil. São Paulo; Peirópolis.

Craidy, Carmem M. Kaercher, G. E. P. S (2001). Educação infantil: para que te quero? Porto Alegre: Artmed.

MaffiolettI, Leda de Albuquerque (2001). Práticas musicais na educação infantil. In: CRAIDE, Carmem Maria; Kaercher, Gládis Elise P. da Silva. Educação infantil: para que te quero? (Orgs.). Porto Alegre: Artmed Editora, p.123-153.

Correia, M. A. (2010). A função didático-pedagógica da linguagem musical: uma possibilidade na educação. Educar em Revista, Curitiba, n.36.

Damásio, C. (2000). A dança para crianças. In: Pereira, R.; Soter, S. (orgs.). Lições de dança 2. UniverCidade.

Ferreira, V. (2005). Dança escolar: um novo ritmo para a Educação Física. Sprint.

Porcher, L. (1982). Educação artística: luxo ou necessidade? Summus.

Scarpato, M. T. (2004). A formação de professores de educação física e suas experiências com a dança. In: Moreira EC, organizador. Educação física escolar: desafios e propostas. Jundiaí: Fontoura.

Scagnolato L. A. (2009). de S. A Importância da Música no Desenvolvimento Infantil. Webartigos.

Faria, A. L. G.; & Palhares, M. S. (2001). Educação Infantil pós LDB: rumos e desafios. Campinas: Autores Associados – FE/Unicamp; Ed. Ufscar; Florianópolis: Ed. UFSC.

Fraser, M. T. D.; & Gondim, S. M. G. (2004). Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa. Paidéia, 14(28), 139 -152. <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v14n28/04.pdf/>.

Fontana, A.; & Frey, J. H (1994). Interviewing the art of Science. In: Denzin, N.; Lincoln, Y. S. (Orgs.). Handbook of qualitative research, p. 361-376.

Góes, R. S. (2009). A música e suas possibilidades no desenvolvimento da criança e do aprimoramento do código linguístico. Revista do Centro de Educação a Distância - CEAD/UDESC. 2(1).

Godoi, Luiz Rodrigo (2011). A importância da música na educação infantil. Londrina, PR. Tese apresentada a Universidade Estadual de Londrina.

Lima, P. R. F.; & Frota, M. A. (2007). Dança-Educação Para Crianças do Ensino Público: é possível? Revista Brasileira Ciência e Movimento.

Lima, S. V. (2010). de. A Importância da Música no Desenvolvimento Infantil. Artigonal – Diretório de Artigos Gratuitos.

Lüdke, M., & André, M. E. D.A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. EPU.

Ramos, J. (2020). Música na educação infantil: um estado do conhecimento. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade de Brasília, 28.p

Tavares, J. & Keiserman, N. (2013). O corpo cênico entre a dança e o teatro. Annablume, p. 249-255.

Saraiva, R. M. (2013). Música na Educação Infantil. Brasília-DF. Tese apresentada a Faculdade de Educação – FE, Universidade de Brasília – UNB/Universidade Aberta do Brasil – UAB.

Downloads

Publicado

2023-02-13

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais

Como Citar

SILVA, Jéssica Maria dos Santos; NASCIMENTO, Pedro Antonio Santos do; BRAGA, Osmar Rufino. Os sentidos e significados das práticas pedagógicas no uso da música e da dança na educação infantil. Research, Society and Development, [S. l.], v. 12, n. 2, p. e28012234458, 2023. DOI: 10.33448/rsd-v12i2.34458. Disponível em: https://ojs34.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34458. Acesso em: 16 jul. 2025.